A Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais OGE é o meio que a população tem para entrar em contato com as autoridades para fazer reclamações e denúncias, para ter acesso à informações, para dar sugestões ou elogiar os serviços prestados.
A Ouvidoria é um canal aberto que facilita a comunicação com todos. Ao receber as manifestações dos cidadãos a ouvidoria analisa e encaminha para o setor responsável.
Dessa forma todos pensam em uma maneira para solucionar problemas que afetam a população ou para implantar melhorias que foram sugeridas.
Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais OGE
A Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais OGE possui seis Ouvidorias Especializadas e cada uma é composta por ouvidores preparados de acordo com sua área.
As Ouvidorias Especializadas são: Ambiental, Educacional, Fazenda, Patrimônio e Licitações Públicas, Polícia, Saúde e a Ouvidoria do Sistema Penitenciário.
Todas as ouvidorias recebem diariamente denúncias de irregularidades, reclamações em relação à má administração pública e seus serviços e você pode até entrar em contato para conseguir informações e solicitar dados.
Esse é um canal de aproximação para que o cidadão saiba que suas opiniões são importantes para o desenvolvimento do Estado.
Leia mais: Ouvidoria CPFL: Telefone 0800 para reclamação
Quando você entra em contato com alguma das Ouvidorias Especializadas, sua manifestação fica registrada no setor de atendimento e você recebe um protocolo e uma senha para continuar o acompanhamento.
A Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais OGE vai encaminhar sua manifestação ao órgão responsável até que seja resolvida a situação, apenas quando você recebe uma resposta a manifestação é encerrada.
Disque Ouvidoria MG
Você pode ligar para o Disque-Ouvidoria através do número 162 ou pelo site www.ouvidoriageral.mg.gov.br, também é possível ir pessoalmente na Sede da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais OGE e na Casa dos Direitos Humanos, que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
O envio de cartas ou ofícios devem ser endereçados para a Cidade Administrativa Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001 – Serra Verde – BH/MG Prédio Gerais/12º andar, CEP 31630-901.
Reclamações e denúncias: saúde, educação e polícia
As reclamações e denúncias sobre educação, saúde e polícia são recebidas pela ouvidoria e repassadas aos órgãos competentes.
Veja também: Como falar com atendente da Oi pelo celular
A Ouvidoria Educacional registra e apura as denúncias recebidas e realiza visitas técnicas para discutir as demandas e ver onde devem haver mudanças juntamente com os dirigentes escolares. São elaborados relatórios para ajudar a administração pública para avaliar o que têm sido feito e promover melhorias.
A Ouvidoria da Saúde registra e apura tudo relacionado ao serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Realiza vistorias aos órgãos e entidades caso exista denúncias ou reclamações de qualquer tipo para garantir o melhor tratamento para os usuários do sistema público de saúde.
A Ouvidoria da Polícia apura tudo relacionado às atividades da polícia e do Corpo de Bombeiros, trabalhando com o Judiciário e Ministério Público para solucionar irregularidades ou abuso de autoridade praticados fora ou dentro da corporação.
Qualquer cidadão pode realizar denúncias e reclamações na Ouvidoria OGE e pode ter certeza que chegarão aos órgãos competentes e que terá uma resposta para seus problemas.