Alguma dúvida sobre o Sistema único de Saúde? Confira a ouvidoria geral do SUS – Telefone e site:
O Sistema único de Saúde, o SUS, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros.
Com o advento do SUS, toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita, financiada com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Dentre as muitas instituições que fazem parte do SUS estão os centros e postos de saúde, os hospitais públicos (incluindo os universitários, laboratórios e hemocentros), serviços de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, vigilância ambiental, além de fundações e institutos de pesquisa acadêmica e científica.
Ouvidoria Geral do SUS – Telefone
A Ouvidoria é o setor responsável por receber manifestações como reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos quanto aos serviços de atendimentos prestados por determinado órgão. As manifestações dos usuários do SUS são recebidas pelo Departamento de Ouvidoria Geral (DOGES) através dos mais variados canais, como carta, internet, telefone e atendimento presencial.
Leia mais: Ouvidoria DETRAN SP – Contato para reclamações
Um do canais para o usuário entrar em contato com a Ouvidoria é pelo Disque Saúde 136, número pelo qual o usuário pode manifestar suas reclamações, sugestões e elogios, além de solicitar informações acerca de doenças, saúde, medicamentos e campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde.
Como funciona
A ligações para a ouvidoria geral do SUS são gratuitas e podem ser efetuadas de qualquer parte do país. Funciona de segunda à sexta-feira, das 07h às 22h e aos sábados e domingos, das 08h às 18 horas. Fora desse horário, as informações são disponibilizadas pela Unidade de Resposta Audível (URA), com informações previamente já gravadas.
Existe, também, a Ouvidoria Ativa, que, além de receber as manifestações, busca contribuições para construir estratégias, avaliar as ações dos serviços de saúde e solucionar as dificuldades apresentadas. Além disso, quando o usuário é estimulado a participar, possui a oportunidade de fortalecer o exercício da cidadania e contribuir para a busca de melhorias na gestão do SUS.