Esta agência regula as ações de todas as prestadoras de serviços em telecomunicações. Realiza ainda o contato com o consumidor desses serviços, visando melhorias e o cumprimento das medidas estabelecidas. Veja abaixo como entrar em contato com a Ouvidoria Anatel, registrando suas reclamações, sugestões, retirando dúvidas e outros.
Escolha o canal de atendimento que preferir, e entre em contato se não houver um acordo ou solução para o problema diretamente com a empresa de telecomunicações que você contratou.
Ouvidoria Anatel – Telefone para contato, e-mail
A Agência Nacional de Telecomunicações é uma autarquia brasileira, criada em 1997 para permitir que os serviços de telecomunicações deixassem de ser oferecidos com exclusividade pelo governo e passassem a ser oferecidos por instituições privadas.
A medida revolucionou o acesso e a oferta de serviços do tipo, permitindo a disputa de diversas empresas pelo mercado em expansão, tornando-se a Anatel a reguladora de todos os serviços oferecidos. Sendo uma autarquia, todas as suas ações são independentes, não sofrendo nenhum tipo de intervenção por outros órgãos públicos, onde somente a justiça pode contestar suas ordens.
Com o passar dos anos e o desenvolvimento tecnológico, a entidade passou a realizar consultas públicas de suas ações, verificando diretamente com os consumidores dos serviços se algumas das mudanças sugeridas serão bem aceitas ou farão a diferença. Além disso, existem diversos outros canais de atendimento, facilitando o acesso do consumidor e viabilizando a comunicação da agência com o mesmo e as empresas.
Veja então como acessar esses canais, para registrar as mais diversas situações.
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Como reclamar na ouvidoria da Anatel
O canal de Ouvidoria é fácil de ser acessado, contendo as informações acerca:
- Das diretrizes do órgão;
- Dos relatórios de críticas e outras reclamações já recebidas, que pode ser consultado livremente;
- Do sistema completo da ouvidoria, com o canal de atendimento.
Para registrar uma reclamação, é necessário acessar o Sistema de Ouvidoria da Anatel, realizar seu cadastro, tornando-se possível realizar os seguintes procedimentos:
- Denúncia: depois de fazer o login, registre sua denúncia, inserindo as informações solicitadas;
- Pedido de informação: faça o login e solicite as informações;
- Sugestões sobre serviços de telecomunicações: faça o login e crie as sugestões;
- Críticas/Sugestões sobre a atuação da Anatel: faça o login e realize as críticas;
- Funcionalidades não listadas: registrar outras situações.
Depois de realizar um dos registros acima, basta aguardar o retorno da empresa, que virá através dos contatos cadastrados.
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Contatos da Ouvidoria Anatel
Existem ainda as opções de enviar um e-mail ou entrar em contato diretamente com a Anatel por telefone, falando com um dos funcionários do atendimento.
Por e-mail, basta encaminhar sua mensagem detalhada, com suas informações e as do problema/reclamação/sugestão para o seguinte endereço: [email protected]
Por telefone o registro pode ser feito através do número: (61) 2312-2081. Agora é só aguardar o contato da Ouvidoria Anatel!