Infelizmente, problemas em viagens aéreas e com aeroportos são mais comuns do que deveriam. São situações que causam desconforto e transtorno aos passageiros, fazendo com que muitos não gostem de viajar de avião. Para essas ocasiões é que existe a ouvidoria ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que ouve reclamações, elogios e sugestões sobre os serviços prestados pela entidade. Além disso, também recebe denúncias sobre servidores púbicos da agência.
A partir do contato com os usuários da ANAC, a entidade toma medidas coletivas para realizar mudanças internas que sejam necessárias. Por isso, é importante que as pessoas avaliem a qualidade dos serviços prestados, por meio da pesquisa de satisfação realizada pela agência.
Como entrar em contato com a ANAC?
Se você quer fazer uma reclamação, denúncia ou sugestão sobre algo relacionado a ANAC, pode usar dois caminhos. O primeiro é discando o número 163, de qualquer local do Brasil, e escolhendo a opção 2. O segundo é via internet, onde você deve acessar o site da ANAC e descer o cursor do mouse até o local onde está escrito: “Formas de atendimento”. Depois, clique em “Para registrar ou acompanhar sua manifestação na Ouvidoria, acesse aqui”.
Também é possível fazer contato com a Ouvidoria da ANAC por meio de cartas. A correspondência deve ser enviada no seguinte endereço: Setor Comercial Sul, Quadra 09, Lote C, Ed. Parque Cidade Corporate, Torre A, 6º andar, CEP 70.308-200, Brasília/DF. É importante lembrar que reclamações ou denúncias sobre empresas aéreas não são feitas por essa ouvidoria, e sim através do portal: www.consumidor.gov.br
Veja mais: Ouvidoria do Ministério da Agricultura: Telefone 0800
Como acompanhar uma solicitação?
Se você já fez alguma solicitação referente a Agência Nacional de Aviação Civil e quer receber uma resposta, acesse o mesmo link usado para cadastrar sua reclamação e preencha seus dados. Também é possível acompanhá-la pelo telefone (61) 3314 – 4155. O atendimento funciona de segunda à sexta feira das 14h às 18h. Todas as manifestações são encaminhadas para ANAC, que tem o prazo de 15 dias úteis para responder. Em casos de reclamações e sugestões, o prazo aumenta para 30 dias úteis.
Em alguns casos em que o usuário não conseguiu a resolução do seu problema, é possível realizar o atendimento presencial. Para isso, deve ser feito um agendamento com, no mínimo, 72 horas úteis de antecedência pelo mesmo telefone citado anteriormente, o (61) 3314 – 4155.
Saiba ainda: Ouvidoria Liquigás – Contato
A ANAC
A Agência Nacional de Aviação Civil existe para fiscalizar e regular as atividades referentes a aviação civil no Brasil. Ela foi instituída em 2005 e, em 2006, começou a atuar e substituiu o Departamento de Aviação Civil (DAC). Como trata-se de uma autarquia federal, a agência é vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Em resumo, a ANAC trabalha para garantir a segurança na aviação brasileira e promover uma concorrência saudável entre as empresas que prestam esses serviços.