Veja abaixo como entrar em contato com a Ouvidoria Banco Central do Brasil, registrando suas reclamações, sugestões, elogios e outras situações.
O Banco Central do Brasil é uma autarquia brasileira, responsável pela emissão de moeda no país e do controle dos demais serviços realizados por instituições financeiras. Sua criação era bastante esperada, mas só foi concretizada no ano de 1965, após a lei de número 4.595 entrar em vigor.
Saiba mais sobre o assunto e veja como entrar em contato!
Ouvidoria Banco Central do Brasil – Reclamação
Antes disso, existiam os seguintes processos, na tentativa de construir padrões financeiros:
- 1694 – criação da Casa da Moeda;
- 1808 – criação do Banco do Brasil, atuando como banco comercial e central, realizando depósitos, descontos, emissões, venda de produtos e contratos reais;
- 1945 – criação da Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc) fixando os percentuais e taxas de juros, supervisionando os bancos privados, orientando as políticas de câmbio e representando o Brasil nos assuntos financeiros internacionais;
O Banco Central virou o “banco dos bancos”, sendo o norteador dos demais. Vejamos abaixo como entrar em contato com a Ouvidoria.
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Como falar com a Ouvidoria do Banco Central do Brasil
É possível falar com a Ouvidoria do Banco Central do Brasil através de diversas opções, podendo o cliente escolher aquela que seja mais viável no momento. São elas:
- Pela internet;
- Por telefone;
- Por correspondência;
- Presencialmente em uma das regionais.
Vejamos abaixo os contatos do Banco Central do Brasil através de cada um dos meios citados.
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Contatos da Ouvidoria do Banco Central
Os contatos da Ouvidoria do Banco Central são os seguintes:
- Internet: existe um link para cada tipo de serviço, onde para realizar o registro é necessário adicionar o número do CPF ou CNPJ. Lembrando que o registro deve ser feito no serviço específico, que são:
- Sugestão;
- Reclamação;
- Elogio;
- Denúncia contra servidor.
- Telefone: o atendimento ocorre de Segunda a Sexta, nos horários das 8h às 20h (horário de Brasília). Basta ligar para o número 145, sendo cobrado o valor de uma ligação local;
- Correspondência: é possível encaminhar cartas para o seguinte endereço: Setor Bancário Sul (SBS), Quadra 3, Bloco B 3º andar, Edifício Sede do Banco Central, 70074-900 – Brasília – DF.
- Presencialmente: o atendimento presencial é feito diretamente em uma das regionais da autarquia. Para encontrar a mais próxima da sua residência acessar o site do Banco Central e conferir a lista de endereços.
Pronto, agora ficou fácil fazer uma reclamação na Ouvidoria do Banco Central do Brasil quando necessário.