Precisa entrar em contato com a Ouvidoria do Ministério Público Federal e não sabe como? Te mostraremos hoje todas as opções disponíveis para esse tipo de atendimento!
Se você precisa falar com o Ministério Público federal pelos motivos de representações, reclamações, denúncias, críticas, elogios, sugestões, pedidos de informações e de previdências sobre as atividades que o MPF desenvolve, assim como seus órgãos, membros, servidores e serviços auxiliares, você pode entrar em contato com a Ouvidoria do ministério.
O serviço existe para garantir que o Ministério Público Federal funcione com o máximo de transparência, eficácia, economicidade e efetividade possível.
Ouvidoria do Ministério Público Federal
É importante notar que o serviço de Ouvidoria do Ministério Público Federal não serve para fazer denúncias externas, e sim apenas para registrar atendimentos que tenham a ver diretamente com o Ministério Público Federal, seus órgãos e servidores.
Caso você precisa fazer uma denúncia sobre algum fato que não envolva funcionários ou órgãos do MPF, acesse a página. Por lá, você pode fazer um cadastro não obrigatório, porém recomendado, e seguir os passos para cadastrar a manifestação e acompanhar aquelas que você já fez anteriormente.
Contato da Ouvidoria do MPF
Caso o motivo do seu contato se encaixe nas funções da ouvidoria do Ministério Público Federal, é possível fazer o contato via internet com o MPF.
Entre no site oficial do ministério, disponível no link, e passe seu cursor sob o botão “para o cidadão”, disponível no menu superior da página. Clique em “Ouvidoria” para dar continuidade ao seu atendimento.
Em “Serviços”, clique em formulário eletrônico para ser redirecionado à página em que você registrará sua manifestação.
Nesse momento será necessário informar seus dados. A reclamação pode ser registrada no nome de pessoa física ou jurídica. Digite seus dados básicos como telefone e e-mail, endereços em que o Ministério Público Federal entrará em contato com você, e o país em que reside.
Você deverá também informar o tipo de manifestação (crítica, elogio, solicitação de informação e mais).
Informe os envolvidos e, caso envolva um membro ou servidor do MPF, informe o nome do indivíduo.
Escreva sua manifestação e anexe fotos e documentos comprovatórios. Depois disso, é só registrar, e você receberá um número de protocolo para acompanhar.
Leia também: Ouvidoria ANEEL: Contato, Reclamações
Reclamações na Ouvidoria do Ministério Público Federal
Caso prefira, você também pode registrar reclamações na ouvidoria do Ministério Público Federal por telefone. Ligue para o número (61) 3105-7070.
Você também pode entrar em contato via carta, enviando para o seguinte endereço: SAF Sul Quadra 4 Conjunto C – Bloco B sala 407 – Brasília/DF – CEP 70050-900.