Ouvidoria do Servidor Público Federal é um canal de comunicação da Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – SRT/MP que possui o servidor público como foco principal, funcionando como um interlocutor entre o servidor e a política de recursos humanos bem como a relação com a unidade de Recursos Humanos de seu próprio órgão.
Dessa forma, a Ouvidoria se apresenta como instrumento para reforçar o cumprimento de uma das competências da Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Ouvidoria do Servidor Público Federal
Segundo a Ouvidoria Geral da União existem, no Brasil, mais de 700 ouvidorias públicas municipais, estaduais e federal, sem que exista uma norma geral, para determinar o que seja uma Ouvidoria e como ela deve funcionar.
Uma das muitas competências da Ouvidoria do Servidor Público Federal é simplificar seus procedimentos internos, promovendo a divulgação sistemática de sua missão institucional bem como dos serviços oferecidos.
Porém, procurar a Ouvidoria do Servidor Público Federal deverá acontecer em última instância, após não conseguir ser atendido em sua demanda, uma vez que o local mais importante e acessível para resolver os problemas funcionais é o próprio local de trabalho do servidor.
Leia também: Ouvidoria HSBC – Telefone 0800 para reclamações
Foto: ma.gov.br
Portal da Ouvidoria do Servidor
Para buscar a Ouvidoria, é necessário acessar o portal, onde conterá diversas informações tanto sobre os servidores público e seus locais de trabalho quanto sobre planejamentos e ajustes dos próprios benefícios desses servidores.
Uma das vantagens recentes do portal e suas funcionalidades é que é possível aposentados e pensionistas do Executivo Federal utilizarem o Portal de Serviços do Servidor também para a obtenção de extratos de crédito consignado e para a simulação de empréstimos. Essas novas funcionalidades foram desenvolvidas pela Secretaria de Gestão Pública (Segep) dentro do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe).
Para entrar, de fato, em contato com a ouvidoria do Servidor Público Federal, basta acessar o portal e redigir uma mensagem. A partir daí, escolher o tipo de usuário que pode ser Servidor Público Federal Ativo; Servidor Público Federal Aposentado; Beneficiário de Pensão de Servidor Público Federal ou Cidadão – Usuário.