Quer saber como funciona a Ouvidoria dos correios? Veja a seguir:
Nos dias de hoje o mais comum entre os sites, canais de atendimento e serviços é a opção ouvidoria. A dúvida é: Você sabe como esse canal funciona? Se não, a hora é agora!
No século XIX para valer os direitos do cidadão diante do poder do Estado, surgiu esse canal para atendimento na Suécia, e somente no século XX foi acessível esse direito na América Latina. No Brasil, a primeira ouvidoria foi instalada em Curitiba, pela Ouvidoria pública, exatamente em 1986. Desde então, esse canal foi se propagando e tornando-se ainda maior com o código de defesa do consumidor, mas, foi em 04 de junho de 1998 que as ouvidorias foram disseminadas fortemente, e desde então é possível ter acesso rápido e fácil por esse meio.
Em outras palavras, a ouvidoria nada mais é que a voz da população com a administração pública.
Como falar com Ouvidoria dos Correios:
Porém, mesmo com esse canal tão forte no Brasil, nem todos funcionam como deveriam, nas regras da lei. Neste caso, preste atenção:
Se essa é sua dúvida, saiba que os correios criaram o canal de atendimento por três meios para sanar seus problemas antes de chegar à ouvidoria, são eles:
- Solicitação de visita presencial ou atendimento preferencial;
- Atendimento telefônico;
- Manifestação via internet;
Os números para contato são divididos por três categorias de acordo com sua região de atendimento:
- 3003 0100 (Capitais e Regiões Metropolitanas);
- 0800 725 7282 (Demais localidades);
- 0800 725 0100 (Sugestões ou reclamações);
E se preferir, tem ainda uma quarta opção de atendimento que são as agências dos correios situadas em praticamente todas as cidades do Brasil. No site é possível consultar além dos endereços, o horário de atendimento.
E se não funcionar nenhum dos canais acima, o que fazer?
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Saiba como funciona o Canal de Ouvidoria do Correio:
Primeiro é importante lembrar que você está no seu total direito de cliente e cidadão para solicitar a prestação desse serviço, entretanto, é necessário sempre utiliza-lo com critério em situações realmente necessárias.
A ouvidoria por lei tem 30 dias para solucionar o seu problema, e para solicitar a intervenção dos correios é necessário através do site, clicar na opção ouvidoria e em seguida preencher três campos:
- Protocolo de atendimento;
- E-mail cadastrado para protocolo;
- Sua manifestação;
É importante ressaltar que antes de solicitar os serviços da ouvidoria para interceder sobre um caso, que o registro via canal de atendimento dos correios seja feito, para só depois ser passado para uma alçada maior, mostrando que você tentou a solução e não conseguiu, por isso, anote sempre o protocolo.