Ouvidoria Inmetro – Telefone 0800, como fazer reclamação e denúncia:
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia é um órgão do Governo Federal vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).
O objetivo desse órgão é dar confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do país.
Ouvidoria Inmetro – Telefone 0800
A Ouvidoria é a área responsável pelo recebimento, análise, encaminhamento aos setores responsáveis e acompanhamento das providências tomadas relação às manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimento prestados pelo Inmetro e seus parceiros.
Dentre suas funções está ouvir o cidadão, representá-lo junto ao Inmetro, respeitá-lo como parceiro da Instituição sem prévio julgamento, garantir sempre uma resposta satisfatória, resguardar sigilo, agir com transparência, imparcialidade e respeito, além de auxiliar na melhoria contínua dos procedimentos do Instituto, sugerindo ações corretivas, estratégias, mudanças, tendo como base as demandas da sociedade.
Leia também: Ouvidoria Geral do SUS
Como fazer reclamação
Para entrar em contato com a Ouvidoria Inmetro e fazer denúncias, reclamações, críticas, sugestões ou elogios, basta ligar para o número 0800 285 1818 ou mandar uma carta para o endereço Rua Santa Alexandrina, nº 416/ Térreo, Rio Comprido – CEP: 20.261.232, Rio de Janeiro – RJ. Para falar pessoalmente, é só ir nesse mesmo endereço de segunda à sexta-feira, das 08h da manhã às 17h da tarde.
Se o caso for uma denúncia, é necessário fazer um relato detalhado do fato, com datas, local, CNPJ, nomes dos envolvidos, endereços, entro outros dados, além de documentos que comprovem o ato ilícito e possibilitem a apuração dos fatos. Caso contrário, a demanda poderá ser arquivada por falta de evidências.
Para isso, é preciso preencher um formulário no site do Inmetro contendo tipo de pessoa (física ou jurídica), nome, e-mail, e-mail alternativo, cidade, estado, país, telefone, telefone alternativo e a descrição detalhada do problema. Depois de feito isso é só enviar e as pessoas responsáveis irão analisar.